Mais uma vez vamos fazer uma divulgação e pequena Mostra no Beloura Shopping.
Visitem.
Os porquinhos também podem ser visto com frequência em mercados. Normalmente estes animais provêm de lugares onde são produzidos em massa sem controlo. São baratos, mas depois o comprador tem de investir em tratamento veterinário. Todos têm de decidir por si se quer suportar estas produções sem controlo ou não, onde muitas vezes se misturam pais e filhos.
A melhor maneira de comprar um porquinho é recorrer a um criador, que o faz por hobby. Aí pode encontrar porquinhos de raça e com pedigree, ou mesmo que não sejam de raça, com certeza estarão em boas condições e serão saudáveis. Um bom criador poderá esclarecê-lo sobre todas as questões que tiver e poderá apoiá-lo mesmo após a compra.
Ainda existe outra maneira de adquirir um porquinho que é a adopção. Normalmente pode verificar páginas de animais na internet que suportam a adopção ou ver classificados nos jornais. De tempos a tempos, pessoas que não podem ter mais o seu animal de estimação em casa, por diversas razões, procuram um novo dono que pode dar boas condições ao animal.
A gaiola para o novo porquinho deve já estar preparada quando o animal chegar. Nos primeiros dias eles são muito tímidos e talvez não queiram comer muito, mas não se deve preocupar muito. Os porquinhos necessitam de se acostumar ao seu novo ambiente, normalmente isso demora uma semana. Logo eles se vão sentir seguros para ficarem mais activos e irão começar a queixar-se com os seus familiares gritinhos se o dono não é suficientemente rápido para lhes dar a comida. Se não tiver a certeza que o seu novo porquinho é saudável e está livre de parasitas, o melhor é não juntá-lo de imediato com outros porquinhos que tenha, de forma a não transmitir doenças. Deverá fazer uma quarentena de 14 dias aproximadamente e depois se já estiver tudo bem, pode colocá-los todos juntos. Se tiver alguma dúvida sobre a saúde do seu porquinho deve sempre recorrer a um veterinário com experiência.
Os Porquinhos-da-índia frequentemente não mostram que não estão bem e só quando é tarde é que se começa a notar algo. Este comportamento natural deles acontece porque na natureza os animais doentes são expulsos dos grupos, daí tentarem evitar ao máximo mostrarem que não estão bem. Quando eles começam a mostrar que algo não está bem com eles, existe já um sério problema de saúde. Nesse caso o dono do animal deverá consultar imediatamente o veterinário ( experiente em roedores ) com o porquinho.
De forma a prevenir que um pequeno problema se transforme num problema sério o melhor a fazer é um Check-Up regular. Assim, o dono poderá notar pequenos sinais de um problema que se está a começar a manifestar e reagir de forma a que possa prevenir o seu crescimento. Em qualquer dos casos se tiver dúvidas sobre algo deve aconselhar-se num veterinário. Todos os dias o dono deve verificar se o animal está a comer bem, se está activo, se tem os olhos e o nariz limpos e sem líquido. Ferimentos também devem tentar ser detectados (ex: pode ter havido luta com o companheiro de gaiola). A verificação dos genitais também é importante.
Semanalmente deve ser feito um Chek-Up mais aprimorado. O animal deve ser pesado e o seu peso anotado de forma a notar diferenças significativas de peso ao longo do tempo. O pêlo deve ser visto para se verificar se tem parasitas ou não e se existem zonas sem pêlo. Também deve olhar os dentes para ver se estes não estão muito grandes e as unhas. Unhas grandes devem ser cortadas. Os animais de pêlo comprido devem ser escovados e se necessário o pêlo deve ser cortado ( especialmente na zona do ânus ) de forma ao animal se sentir mais confortável. Nos machos, o pénis deve ser visto para que aneis de pêlo que possam existir sejam retirados e o saco perianal deve ser limpo em caso de conter sujidade.