terça-feira, novembro 20, 2007

Participar numa Exposição


Para Todos os donos e fãs dos Porquinhos-da-índia que já têm porquinhos há algum tempo e que gostariam de dar o próximo passo : exibir os seus Porquinhos numa Exposição, fica aqui um pequeno incentivo.

Uma exposição, para além do Concurso é um espaço de confraternização onde o actor principal e o centro de todas as conversas e atenções é o nosso animal de estimação favorito, o Porquinho-da-índia. As Exposições são abertas a todos os Donos dos Porquinhos-da-índia e não só a Criadores, embora permitem a estes verificar a qualidade dos seus Porquinhos em relação ao Estalão de Raça.

Quem tem apenas um ou dois porquinhos como animal de estimação pode perfeitamente participar e dar a conhecer a todos os seus animais de estimação e quem sabe até ganhar um prémio. O passo seguinte é ir visitando as várias exposições de Porquinhos-da-índia e aderir a um clube de forma a que futuramente possa participar. Se decidir participar nas Classes de Raça, nas exposições pode visualizar quais as raças e cores que desejaria criar ou exibir e ficar com atenção à forma como os Porquinhos são apresentados pelos participantes e criadores. Tente falar com estes de forma a tirar as suas dúvidas em relação às faltas, preparação, apresentação e outros aspectos. Esteja também com atenção ao julgamento pois é sempre uma boa forma de aprender e tentar perceber porque um porquinho teve um melhor resultado que outro.

Existem 2 Opções possíveis de participação :

- Exibir Porquinhos-da-índia de raça pura nas Classes de Raça.

Neste nivel englobam-se os porquinhos vendidos com pedigree pelos criadores. No entanto, em relação ao CAPI é possível que sejam exibidos porquinhos sem pedigree nas Classes de Raça, na condição de estes terem definidas as características descritas no Estalão de Raça do CAPI.

- Os outros Porquinhos-da-índia, se não tiverem raça definida só podem ser exibidos na Classe dos Domésticos.

Assim todos os Porquinhos, independente de terem ou não raça definida ou pedigree podem participar numa Exposição. Desta forma, estando os seus porquinhos em perfeitas condições de saúde, sem falhas no pêlo ou outro tipo de parasitas podem perfeitamente participar numa Exposição, sendo estas como foi dito um local de encontro e reunião de todos os aficcionados dos Porquinhos-da-índia podendo partilhar as suas experiências com outras pessoas com o mesmo interesse.

Enquanto que nas Classes de Raça o julgamento tem em conta a morfologia do Porquinho e a sua aproximação com o descrito no Estalão de Raça, a nivel da côr, tipo de pêlo, caracteristicas próprias das várias raças e condição, na Classe dos Domésticos o julgamento é feito tendo em conta outros aspectos mais a nivel comportamental e de apresentação, como a afabilidade, a limpeza e o aspecto geral do animal.



Raças Descritas no Estalão de Raça do CAPI:

Pêlo curto (em várias Cores e Marcações)
- Self (ou UPC - Unicolor de Pêlo Curto)( em várias Cores)
- Agouti ( em várias Cores)
- Marcações Específicas (Ex: Dálmata, Holandês, Brindle, Himalaia,Tan,Fox,Lux,etc...)

Coroado( em várias Cores e Marcações)
- Americano [American Crested] ( em várias Cores)
- Inglês [English Crested] (em várias Cores)

Os Pêlos Curtos e Coroados são divididos por Cor e Marcação Específica, enquanto que nas raças seguintes não existe essa divisão.

Abissínio
CH-Teddy [Teddy Suiço]
US-Teddy [Teddy Americano]
Rex
Somali

Texel
Merino
Alpaca
Mohair

Sheltie
Coronet
Peruano
Angorá

Em qualquer uma destas raças são aceites também os Satin, Porquinhos-da-índia de pêlo acetinado.

Fica o convite para todos os fãs dos Porquinhos irem visitando regularmente as Exposições e que no futuro possam para além da visita contribuir com a sua participação.

Clube dos Amigos dos Porquinhos-da-índia .

http://capi.no.sapo.pt/

Sem comentários: