Páginas

domingo, setembro 17, 2006

Check up os seus Porquinhos

Os Porquinhos-da-índia frequentemente não mostram que não estão bem e só quando é tarde é que se começa a notar algo. Este comportamento natural deles acontece porque na natureza os animais doentes são expulsos dos grupos, daí tentarem evitar ao máximo mostrarem que não estão bem. Quando eles começam a mostrar que algo não está bem com eles, existe já um sério problema de saúde. Nesse caso o dono do animal deverá consultar imediatamente o veterinário ( experiente em roedores ) com o porquinho.

De forma a prevenir que um pequeno problema se transforme num problema sério o melhor a fazer é um Check-Up regular. Assim, o dono poderá notar pequenos sinais de um problema que se está a começar a manifestar e reagir de forma a que possa prevenir o seu crescimento. Em qualquer dos casos se tiver dúvidas sobre algo deve aconselhar-se num veterinário. Todos os dias o dono deve verificar se o animal está a comer bem, se está activo, se tem os olhos e o nariz limpos e sem líquido. Ferimentos também devem tentar ser detectados (ex: pode ter havido luta com o companheiro de gaiola). A verificação dos genitais também é importante.

Semanalmente deve ser feito um Chek-Up mais aprimorado. O animal deve ser pesado e o seu peso anotado de forma a notar diferenças significativas de peso ao longo do tempo. O pêlo deve ser visto para se verificar se tem parasitas ou não e se existem zonas sem pêlo. Também deve olhar os dentes para ver se estes não estão muito grandes e as unhas. Unhas grandes devem ser cortadas. Os animais de pêlo comprido devem ser escovados e se necessário o pêlo deve ser cortado ( especialmente na zona do ânus ) de forma ao animal se sentir mais confortável. Nos machos, o pénis deve ser visto para que aneis de pêlo que possam existir sejam retirados e o saco perianal deve ser limpo em caso de conter sujidade.

No caso de se encontrar algo diferente do habitual o melhor é escrever e não esquecer até ao próximo Check-Up. Com o tempo terá um pequeno livro de saúde do seu porquinho que pode ser útil no dia em que visitar o veterinário

Sem comentários: