Páginas

quinta-feira, setembro 21, 2006

Escolher um novo amigo

Alguém que queira comprar um Porquinho-da-índia tem diversas opções para adquirir o seu novo amigo. A mais comum é comprar o animal numa loja de animais. Infelizmente muitas lojas de animais não mantêm os animais em boas condições e a maior parte dos empregados das lojas não estão qualificados para aconselharem o novo dono, o que para alguém que queira um Porquinho e não tenho muitos conhecimentos de como tratá-lo, pode ser preocupante. Muitas vezes as fêmeas não são separadas dos machos, o que implica que sem saber o novo dono pode estar a comprar uma fêmea grávida; os animais estão em gaiolas sujas com comida errada e têm parasitas. Muitas vezes ouvem-se queixas de donos desapontados que afinal têm um macho, quando na loja lhe disseram que era uma fêmea e vice-versa. A pessoa interessada em comprar primeiro devia dar uma boa olhada na loja, ver se esta dá boas condições aos animais que nela se encontram e só depois decidir em comprar o animal. Lojas que não dão boas condições aos animais que nelas habitam não devem ser escolhidas para fazer compras. É sempre bom ver o que está em volta para no final sermos os donos de um porquinho saudável e evitar que a primeira coisa que se faça é correr para o veterinário pois o animal estava em más condições ( com parasitas, falta de pêlo,etc...).

Os porquinhos também podem ser visto com frequência em mercados. Normalmente estes animais provêm de lugares onde são produzidos em massa sem controlo. São baratos, mas depois o comprador tem de investir em tratamento veterinário. Todos têm de decidir por si se quer suportar estas produções sem controlo ou não, onde muitas vezes se misturam pais e filhos.

A melhor maneira de comprar um porquinho é recorrer a um criador, que o faz por hobby. Aí pode encontrar porquinhos de raça e com pedigree, ou mesmo que não sejam de raça, com certeza estarão em boas condições e serão saudáveis. Um bom criador poderá esclarecê-lo sobre todas as questões que tiver e poderá apoiá-lo mesmo após a compra.

Ainda existe outra maneira de adquirir um porquinho que é a adopção. Normalmente pode verificar páginas de animais na internet que suportam a adopção ou ver classificados nos jornais. De tempos a tempos, pessoas que não podem ter mais o seu animal de estimação em casa, por diversas razões, procuram um novo dono que pode dar boas condições ao animal.

A gaiola para o novo porquinho deve já estar preparada quando o animal chegar. Nos primeiros dias eles são muito tímidos e talvez não queiram comer muito, mas não se deve preocupar muito. Os porquinhos necessitam de se acostumar ao seu novo ambiente, normalmente isso demora uma semana. Logo eles se vão sentir seguros para ficarem mais activos e irão começar a queixar-se com os seus familiares gritinhos se o dono não é suficientemente rápido para lhes dar a comida. Se não tiver a certeza que o seu novo porquinho é saudável e está livre de parasitas, o melhor é não juntá-lo de imediato com outros porquinhos que tenha, de forma a não transmitir doenças. Deverá fazer uma quarentena de 14 dias aproximadamente e depois se já estiver tudo bem, pode colocá-los todos juntos. Se tiver alguma dúvida sobre a saúde do seu porquinho deve sempre recorrer a um veterinário com experiência.

Sem comentários: