Páginas

domingo, maio 28, 2006

Alimentação



O mais importante a incluir na alimentação dos Porquinhos-da-índia é o Feno, deve ser uma mistura de diferentes ervas. O feno deve estar totalmente sêco, livre de pó, com uma côr verde e cheiro agradável. Feno estragado, podre ou com bolôr tem de ser evitado.

O feno traz a celulose, que é muito importante para a alimentação dos Porquinhos-da-índia. Estas fibras são fundamentais dado que obrigam a um uso constante dos dentes de modo a que o animal possa ingerir pedaços mais pequenos. Por causa disso, muito feno é bom para evitar problemas dentários.

Também é uma forma de ocupar o tempo, dado que uma quantia considerável de feno leva sempre algum tempo a ser ingerida e dessa forma o animal não fica entediado sem fazer nada, para além de que estes animais fazem por vezes umas poses divertidas quando estão a comer.

Mas só feno não basta, já que deve ser acompanhado sempre com comida rica em Vitamina C. Os porquinhos não sintetizam a Vitamina C, por isso esta deve ser fornecida diariamente em vegetais frescos e frutas.

Assim, de seguida, eis alguns alimentos aconselháveis: ervas frescas e compridas, cenouras, pêras, maçãs sem casca, pimentos, pepinos, uvas, coentros (não dar a fêmeas grávidas!), espinafres, tomates, dentes-de-leão, rama das cenouras, trevos, courgetes, betarraba, salsa, laranja.

Todos eles devem ser dados em quantidades moderadas e retirados da gaiola quando se verificar que já não se apresentam frescos.

A comida sêca que se compra nas lojas de animais ou supermercados, não deve representar mais de 20% da ração diária do animal ( mais ou menos 1 ou 2 colheres de sopa por animal/dia) e deve ser própria para Porquinhos-da-índia. Não deve dar ração para coelho!

Se tiverem sempre vegetais frescos, os porquinhos bebem pouca água, mas deve-se ter um biberon com água fresca sempre disponivel na gaiola.

Rui Martins e Verena Fuchs
CAPI – http://capi.no.sapo.pt

Sem comentários: