Páginas

segunda-feira, maio 29, 2006

Alojamento e Cuidados Básicos















O equipamento básico consiste numa gaiola (40x60cm no mínimo), quanto maior melhor, numa casinha, num pratinho para comida ou comedouro, um bebedouro com esfera rotativa, aparas de madeira (ou outro material apropriado) para cobrir o chão e claro sempre muita comida disponível.

Os porquinhos gostam de túneis e de brincar com esferas de metal que estão dependuradas na gaiola e que contêm feno.Tudo isto deve estar preparado antes do porquinho vir para que este fique confortável desde o início.

Os custos de manutenção não são muito elevados, baseando-se apenas na alimentação e material para forrar a gaiola, mas devem ser sempre equacionados. Também o futuro dono deverá questionar-se se tem tempo e disposição para desempenhar diáriamente todas estas tarefas, visto que o animal poderá correr risco de vida se não for alimentado todos os dias.

Acompanhado de pequenos afagos, o porquinho necessita também de fazer exercícios num espaço amplo, de maneira a poder correr um pouco e distanciar-se do ambiente claustrofóbico da gaiola. A alimentação deverá ser fornecida sempre a uma hora regular, bem como os dias em que a gaiola é limpa, dado que é sempre mais fácil fazer as coisas se estas obedecerem a um calendário regular.Se a gaiola for limpa regularmente, os porquinhos não irão cheirar mal, pelo que não existe problema nenhum com cheiros dentro de casa.

Rui Martins e Verena Fuchs
CAPI – http://capi.no.sapo.pt

Sem comentários: